quinta-feira, 23 de maio de 2013

Três dicas para não ser um novo Corcunda de Notredame.

Hoje dei-me conta de três coisas que faço inconscientemente e que resultam dos anos de pilates que pratiquei. Parecendo que não, os ensinamentos ficaram cá entranhados e já são quase intuitivos. Partilho convosco três coisas que podem fazer no dia a dia e que vos ajudarão a evitar dores de costas, a corrigir a vossa postura e a definir a barriguinha, quase sem darem por ela:

1. Tenham a consciência de manterem, sempre que possível, os ombros bem afastados das orelhas. Quanto mais próximos, pior a vossa postura. Sempre que sentirem que estão a ficar cansados e a deixar descair as costas, é só lembrarem-se desta dica, puxar os ombros para trás e bem afastados das orelhas e automaticamente a postura fica corrigida.

2. Imaginem que têm, neste momento, um cinto na vossa cintura. Esse cinto tem 5 buracos. Imaginem que o têm apertado no 1º buraco e façam o respetivo movimento de barriga. Agora imaginem que o apertam e que ele está no último buraco, muito apertado mesmo. Agora aliviem essa pressão e imaginem que o cinto está apertado no 3º buraco. Pronto, é nesse 3º buraco imaginário (ou seja, com a pressão que fizeram na vossa barriga) que têm de andar sempre - protege e fortalece as costas, evita lesões e define a barriguinha.

3. Quando forem conduzir, e antes de ligarem o motor, sentem-se bem no vosso banco, estiquem as costas e coloquem os ombros afastados das orelhas. Agora, ajustem o espelho retrovisor interior ao nível dos vossos olhos (o que, se estiverem a fazer tudo bem, deverá corresponder a uma posição mais alta do que aquela em que está habitualmente). Assim, sempre que tiverem necessidade de olhar pelo retrovisor, são obrigados(as) a esticar as costas e a corrigir a coluna.


Não são coisas complicadas nem impossíveis de concretizar, pois não?
E pronto, está aqui o meu contributo semanal para a saúde de todos os meus leitores. :) Usufruam das dicas à vontade!

3 comentários:

Eduardo disse...

Estava a ler o post e tinha os ombros muito perto das orelhas. Já corrigi a postura! Tks!

Sílvia disse...

ahahaha logo que li aquilo dos ombros perto das orelhas corrigi a postura. Instantâneo. A verdade é que tenho uma péssima postura e estou a tentar melhorar :)

Cel disse...

Obrigada pelas dicas :)

Que idade tens, pode-se saber?