quinta-feira, 30 de maio de 2013

O polémico anexo SS da Declaração de IRS.

Admito - sinto vergonha e tristeza por viver num país que apoia e estimula a burocracia, que inventa a cada ano pretextos para que as pessoas honestas, que querem cumprir toda a lei à risca, estejam, sem dar por ela, sujeitas a coimas pesadas, porque são criados sistemas informáticos subversivos e mal intencionados.
Desta vez, falo do polémico anexo SS que praticamente todos os trabalhadores independentes têm de entregar conjuntamente com a sua Declaração anual de IRS. Nunca, em momento algum do processo de submissão ou de (passados uns dias) validação há, para quem se esqueceu ou simplesmente desconhece que tem de associar esse documento, uma notificação a informar a falta/erro pelo não envio do dito anexo que só este ano, numa lei aprovada em março, se tornou obrigatório. Não bastasse esta má intenção, ainda há a questão de ninguém perceber - incluindo as próprias Finanças - qual a lógica deste documento face a tudo o resto.
Portanto, estamos a ser tomados por parvos e, não fossem as redes sociais, metade de nós não saberia sequer da existência deste anexo, quanto mais da obrigatoriedade no seu envio conjunto. O sistema informático também está formatado para não informar dessa lacuna, caso ocorra. Se isto não é caça à multa, não sei o que será. Que deceção de país, meu Deus...

Deixo-vos um artigo que acho que explica bem a estupidez que foi criada e que é, agora, de cumprimento obrigatório. Que sirva, se não para mais, ao menos para alertar quem possa ainda não ter visto esta questão que ainda vai a tempo de fazer a alteração até amanhã.

Digam-me se isto não é mesmo para chatear quem trabalha e é honesto.
Santa estupidez.

Sem comentários: