sexta-feira, 22 de março de 2013

O meu livro do momento (ou "Porque sei que só posso ser professora")

Ontem comprei um Prontuário de Língua Portuguesa para dar uma formação sobre Erros Ortográficos e Técnicas de Escrita aos meus alunos de básico. (Note-se: de básico!*) Mas digo-vos... estou viciada naquilo. É dos livros mais interessantes que tenho lido nos últimos tempos (não tenho lido muitos, deve ser por isso). Aquilo é infantil, aquilo tem desenhinhos, corzinhas, abelhinhas, elefantinhos, etc. e tal, mas tem tanta coisa tão boa e preciosa para saber, que tudo isso passa ao lado. Aqui e ali aparecem coisas que nos parecem óbvias na nossa língua, e que não o são assim tanto. Estou a adorar, mesmo!


Pronto, pronto, chamem-me lá infantil. Sim, eu sou professora; mas sim, eu continuo a envolver-me nestas coisas como uma criança curiosa. E vivo muito bem com isso - é nestas alturas que as "obrigações profissionais" me dão um prazer enorme.

Portanto, se me perguntarem que livro ando a ler, a resposta vai ser mesmo "O Prontuário Básico de Língua Portuguesa", da Porto Editora. (Vou parecer uma grande profissional, agora que penso nisto.)



* Em minha própria defesa, devo dizer que só ontem e hoje já deixei dois adultos na dúvida sobre a forma como se pronunciavam determinadas palavras. Há coisas que eu penso que são dialetos ou regionalismos, e são mesmo erros. Isto para dizer que não é assim tãããããão básico - só um bocadinho básico. 

p.s. - Eu sou professora do 3º ciclo e do secundário, não sou do primário. Só para esclarcer, não vão achar tudo isto normal.

3 comentários:

Eduardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo disse...

Não queres dar uns exemplos da pronunciação? Fiquei curioso.

Joana disse...

A que me surpreendeu mais: diz-se "senióres", e não "séniores"... e outra (menos surpreendente, but even so...)"vâcinas" e não "vácinas"...

E haverá mais, tenho é que continuar a minha leitura "intelectual" :)