quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Se me ofendem, levam. Fica a lição.

Ontem chamaram-me mentirosa. No âmbito do meu trabalho. Negaram coisas que eu fiz corretamente, ripostaram em frente a chefias, tentaram (não conseguiram!) vexar-me em frente a alunos/formandos e manipularam informação, de forma a parecer que daquele lado estava o exemplo e deste a incompetência. E isto quando é precisamente daquele lado que reside TODO o problema e TODO o cocó. Tiveram azar com a pessoa com quem decidiram implicar, porque o meu trabalho, contactos e tudo o mais está registado, porque nem num só momento me deixei ficar e porque as evidências não lhes deram o que mais queriam - razão. Apesar de, naturalmente, eles não terem admitido nada e terem achado que tinham a razão toda. 
Mas claro, isto foi a minha reação lá, frente a frente com as pessoas e com os nervos a fazerem-me falar assertivamente e a mostrar determinação (quando estou enervada, tenho uma retórica impressionante, acreditem). Já sozinha em casa, a história foi outra. Um mal estar tão grande, que só me apetecia partir a cara de quem me quis derrotar tão injustamente. Reconheço a boa profissional que sou, o método e rigor que deposito em tudo o que faço, e não admito que ninguém me venha acusar de coisas que não fiz ou negar as que, efetivamente, fiz e de forma sempre correta. NINGUÉM.

Mas pronto. Bastou imaginar a inergúmena pessoa a rebolar num monte de esterco, a querer levantar-se e, a cada vez que o fazia, voltar a escorregar e a bater com a focinheira na porcaria, que fiquei logo melhor.

 (Ser-se professor e formador neste país.. só mesmo por muito amor à profissão, de facto. Somos explorados a todo o momento e em todas as situações, é impressionante. Pronto, foi um desabafo...)


1 comentário:

Boboquinha disse...

Já passei por uma situação parecida, durante uma tese universitária. E tal como tu, mas tal e qual, sou muito assertiva e «tranquila» quando estou nervosa. "Ganho" de qualquer argumento (é fácil, quando se tem legitimidade). E os crápulas venenosos nunca admitem a maldade e tentam sempre camuflar com mais acusações e invenções. Além de muita, mas muita «actividade» pela calada (costas), visando destruir aos olhos alheios a tua integridade.

É quando se tem tempo para repousar que tudo surge em turbilhão e a INDIGNAÇÃO é mais do que legítima e compreensível.