quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

A importância das coisas.

Ontem vi uma pequena reportagem na RTP1, que passou no programa da manhã, "Agora Nós". Era sobre a esclerose lateral amiotrófica, uma doença rara que se tornou famosa por causa de Steve Hawkins.

Quando alguém nos fala de uma doença do género, é difícil não cair no pensamento do "coitadinho" e passar à frente. No entanto, quando se vê uma reportagem como esta, tudo se relativiza, porque, para além de se perceber que todos somos, do nada e sem motivo aparente, vulneráveis a estas porras de doenças,  percebemos também que nos detemos, no dia a dia, com coisas tão insignificantes, que, às vezes, nem as devíamos sequer pensar, quanto mais dar-lhes voz. Somos pequenos, às vezes. E quando nos dizem que ao nosso lado há sempre alguém pior, por muito que nos custe, isso é muito verdade. E devíamos olhar bem mais para o lado, porque a vida é isto mesmo. 

Posso dizer-vos que esta reportagem "mexeu" muito comigo. A doença é demasiado cruel, mas a forma como o senhor se mantém, sem falhar, ao lado da mulher, como criaram a sua própria forma de comunicação e como acredita que ela é que é lhes dá força para aguentar aquilo tudo, quando, supostamente, ela seria a menos capaz de tal, é impressionante. E, mais que tudo, o marido dizer, com a maior convicção do mundo, que não acompanha a mulher por obrigação, mas sim porque a ama e quer estar todos os dias com ela. Isto é muito tocante e põe mesmo as coisas em perspetiva. Vejam, que vale a pena.


Sem comentários: