segunda-feira, 28 de julho de 2014

Vergonha deste país que rouba e se diz desenvolvido.

Há mais de um mês que fiz uma encomenda dos Estados Unidos. Pois que a encomenda foi alvo de verificação na alfândega do nosso país e esteve lá três semanas (três semanas!!!) até que eu recebesse uma carta registada a pedir documentos para poderem proceder ao desalfandegamento. Enviei tudo até por email para ser mais rápido, recebi de imediato a confirmação de que tudo estava OK e, através do serviço Tracking CTT, lá ia acompanhando o estado das coisas. Contactei os CTT para saber de que forma poderia saber se havia lugar a algum pagamento e eles deram a indicação de que se houvesse algo a pagar, tal me seria informado por notificação de email. Nada me foi dito. Fiquei descansada e percebi que as coisas até funcionavam - os meus comprovativos eram claros e nada havia a esconder.

Hoje vou à caixa do correio e vejo lá o aviso de levantamento de encomenda nos Correios. Quando reparo melhor, tenho uma cobrança de 30 euros pela encomenda. Fiquei piúrça!! O que é aquilo, afinal? O que se passa? Por que raio vou eu pagar o que quer que seja por algo que ficou provado ter sido pago, faturado e honesto? 

Digo-vos que não me calarei e irei reclamar à alfândega e no livro de reclamações deles, nem que para isso tenha de ir propositadamente a Lisboa, local onde todo o problema e implicância começou. Se há lugar a desconfiança e eles resolvem fazer uma verificação, por que carga d'água é que tenho de ser EU a pagar por isso, se tudo se confirma que está ok? Eu não percebo isto; esforço-me, mas não entendo! Trata-se de um serviço das Finanças e só isso explica muito, mas as coisas não podem ser assim. O Governo enche os bolsos com a máxima descontração e recorrendo à lei da pressão e do cumprimentos dos deveres legais e nós vamos sempre baixar as orelhas e pagar? Palahaçada de país, a sério!!!

Se quiserem aceitar um conselho, não façam compras de material vindo de fora da U.E., especialmente dos E.U.A. (pelo que tenho visto, é bem pior do que vindo da China), porque, provavelmente, irão pagar duas vezes o que encomendaram. São duas contribuições: uma para os impostos americanos e outra para os impostos portugueses!! Porquê? Não sei. Talvez porque tudo isto seja um circo!

E isto tudo para coisas honestas. Se fosse para contrabando, de certeza que nem seria alvo de verificação. Cambada de exploradores.



Sem comentários: