segunda-feira, 26 de maio de 2014

Post para barulho - As formas de luta.

Eu sempre achei que os votos brancos eram sinal de desagrado e um sinal de revolta. Mas, nos dias que correm, a opinião mudou. O voto branco nem sequer é relevante para as medições. O que é importante é o nível de abstenção. E acho mesmo que essa é, atualmente, a melhor forma de mostrar a quem governa que está descontente. Não que eu faça ou tenha deixado de fazer, não interessa. Importante é, sim, perceber que as pessoas querem lutar com as "armas" que estão à disposição. E essa é uma grande arma - o desinteresse em votar, tal é a descredibilidade que todos os políticos sem exceção transmitem ao povo. Votar é um direito, abster-se de votar também o é. Quem não vota, não pode julgar; mas tenho para mim que quem não vota, não quer mesmo julgar nada, porque a conclusão será sempre a mesma.

Dito isto, sim, compreendo perfeitamente a abstenção num dia que não esteve bom para a praia. Foi mesmo descrédito na política, nada mais, parece-me. E foi bem mais relevante esse dado do que qualquer percentagem de votos em branco.


Sem comentários: