quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Eu sei que todos pediam chuva.

E era de pedir, por todos os motivos e mais alguns. Sobretudo para dar descanso às populações e aos anjos de vermelho que acabam por dar tudo, até a vida, para nos salvar.

Mas não ontem. Não ontem, chover como choveu. Os meus pais estão a fazer obras no telhado, que implicam substituição de vigas e remoção de placa e de todas as telhas. Até ontem, a casa esteve a céu aberto. E foi precisamente ontem que caiu aquela bátega de água. A casa transformou-se num charco e hoje, às 5h da manhã, tanto os trabalhadores que estão a assegurar as obras, como os meus pais, acordaram e foram para lá limpar e tentar arranjar uma solução provisória.

Escusado será dizer que ontem, mal ouvi à noite os primeiros trovões comecei a ficar alterada. Não deixava de pensar no que aconteceria se chovesse. Era, então, apenas trovoada seca. Pelas 2h da manhã começaram as chuvas fortes, fiquei muito nervosa e confesso que até chorei. Só imaginava a casa inundada e as pessoas a tentar fazer alguma coisa. Ao fundo, uma leve esperança de que lá não estivesse como cá. Estou a quase 150 kms de distância e não podia fazer nada.

Não preguei olho, praticamente. Sempre que um novo trovão ribombava, eu ficava em sobressalto e era mais uma hora até me deixar começar a cair no sono. Mas lá vinha outro e estive a noite toda neste ram ram. De manhã, acordei e nem 8h eram estava a ligar para casa. Confirmaram-me que lá tinha acontecido o mesmo que cá, que a chuva não tinha dado tréguas e que tinha entrado descaradamente na nossa casa. Acalmaram-me, fazendo-me crer que estava tudo controlado, mas nem posso imaginar como as coisas estejam e, sobretudo, como os meus pais estejam.

Estou numa constante aflição, estou triste, tenho uma enorme dor de cabeça, estou sem grandes forças para trabalhar e estou a duvidar de muitas coisas. Não gosto de estar assim e sei que hoje não sou boa companhia para ninguém. E tudo piora quando vou ver as previsões e constato que hoje o cenário vai ser em tudo semelhante ao de ontem. Como é possível?... :'(


Sem comentários: