sexta-feira, 30 de agosto de 2013

E uma foto de pessoa adulta, tem?

Se há fenómeno que não entendo é esta moda / tendência / o que lhe quiserem chamar que os candidatos a emprego têm de colocar no CV uma fotografia deles mesmos, mas totalmente distorcida. Mas de forma a que, para além de não percebermos às vezes se se trata de um homem ou mulher, ainda ficarmos com dor de cabeça só a tentar descobrir. É verdade, dos CV que vou recebendo semanalmente, diria que 50% deles têm esta variante. Os autores devem achar aquilo o máximo; a mim, como recrutadora, só me faz pensar que as pessoas ou têm defeitos físicos muito evidentes a esconder ou cometeram algum crime e distorcem a imagem para que ninguém possa refletir sobre ela.
Vamos lá esclarecer: se querem associar fotografia ao CV deve ser com um dado propósito, que não o de serem recusados, certo? Se não querem enviar fotografia, ninguém exige tal, estão no vosso direito.
A sério que gostava que alguém me explicasse este fenómeno e que objetivo lhe está subjacente. Ou não tem objetivo algum e é só uma forma de testar os Instagrams e demais softwares de tratamento (ou "destratamento") de imagens desta vida? Caramba, haja paciência...

Sem comentários: