quinta-feira, 18 de julho de 2013

"Ah, que somos tão naturais a fazer isto..."

Ora pois que ontem, já tarde, começámos a jantar. O cansaço do dia quase não nos fazia falar e estávamos assim num discurso leve sobre as nossas coisas, quando, de repente, ouvimos de fundo, na "Dancin' Days" (lembrem-se que nós só temos 4 canais) um rapazito a dizer aos avós, sentados à mesa: "É a pizza Ristorante, da Dr. Oetker. É muito boa, não é?" 
Como disse? 
Olhámos um para o outro com aquele ar de indignação e dirigimos a nossa atenção para a televisão. E a coisa continuou, com o avô a fazer a sua avaliação: "Realmente, é muito boa. Nunca diria! A massa é fina e estaladiça e a piza é muito saborosa, bem melhor do que eu pensava." Nisto, vê-se a avó a olhar enternecida para o avô e para o neto e a outra moça (não sei quem é na trama) a sorrir e a virar a cabeça de lado, como que a dizer "Oh, que tenho de fazer este papel idiota, como se estivesse mesmo a sentir carinho por esta piza aqui em cima da mesa".
Triste.
E isto levou-nos logo para as lembranças de séries em que estas cenas forçadas e nada felizes (ou demasiado felizes para as personagens, pronto) aconteciam e nos faziam questionar "Porquê? Porquê?" A primeira foi a da série "Uma Aventura", em que os miúdos, em algum momento da série, mesmo que não fizesse sentido algum no desenrolar da história, lanchavam e todos - TODOS - bebiam Sumol, de uma forma que quase lhes partia os pulsos, tal era o cuidado que tinham de ter para que o nome da bebida ficasse voltado para a câmara. Isto já para não falar que as latas pousadas também estavam todas viradas para o espectador (imaginem seis latas voltadas para a frente e depois digam-me algo). A coisa depois evoluiu para o Sunny Delight, mas o essencial estava lá. Há tempos, era na anterior novela da SIC, em que quase semanalmente havia uma personagem que tinha de ir ao Santander Totta. Ou era pedir um empréstimo, ou rever o SPREAD ou era reunir-se com o seu gestor de conta, ou outra coisa qualquer. Andavam ali invejas, ciúmes e uns a quererem matar os outros e o que mais houvesse e depois havia ali uma pausa para ir ao banco. Nada forçado, portanto.

E é isto, meus amigos. Senhores das novelas, sois uns vendidos. Senhores espectadores... somos os burrinhos a comer a palhinha que nos dão....

(Sou totalmente contra estas coisas, mas se quiserem que eu publicite a minha empresa numa qualquer novela, eu também não digo que não, também me posso tornar numa vendida.
Naaaaaa, foi só para vos testar.)



2 comentários:

JAY disse...

Só para comprovar:

Uma Aventura

aos 2:43 lá está o Sumol em grande destaque! E lá atrás não podia faltar os produtos da DanCake, outra marca que fazia sempre parte dos lanches destes meninos...

Joana disse...

Muito bem, trabalho de pesquisa. Ainda vamos ganhar dinheiro com isto! :D