quinta-feira, 11 de julho de 2013

A sério que não entendo.

Pais que falam super bem de um filho, que ele é um exemplo, que tirava sempre as melhores notas, que sempre esteve no quadro de honra da escola, que praticou imensas atividades sempre com muito êxito, que tirou o curso que queria (sentindo sempre a necessidade de justificar o porquê de não ter sido Medicina a escolhida - também nunca hei de perceber esta) e tudo e mais... e depois, de repente dizerem "Já a minha/meu segunda/o filha/o não tem nada a ver", seguindo-se depois um rol de coisas menos perfeitas que este faz.


Detesto e nunca hei de compreender pais que comparam filhos. Que fazem questão de dizer e mostrar que gostam mais de um do que do outro. Acho desprezável, na verdade. Imaginem, por isso, o que me custa na minha profissão ouvir estes desabafos de um pai/mãe que, depois deste discurso, conclui sempre o seu raciocínio com "E é por causa desta/e filha/o [o menos exemplar, aos olhos dele] que estou aqui." e não poder dizer "Não acha que pode estar aqui precisamente porque a sua filha / o seu filho nota que é feita essa distinção em casa?", mas, em vez disso, ter de aplicar o texto da praxe e dizer "É para isso que cá estou / estamos"...

E vocês... conhecem ou foram vítimas destas comparações? O que acham disto tudo?


Sem comentários: