quinta-feira, 28 de abril de 2011

"Vamos patrulhar ali a Pasteleira ou vamos estragar o dia a uns quantos trabalhadores honestos, que estão a minutos de entrar ao serviço?"

 
Eu sempre me dei bem com a Polícia. Nunca me senti intimidada e, apesar de reconhecer que faz muito menos do que deveria, e que se dedica erradamente em exagero a atividades pacíficas em que mostra a sua autoridade em vez de a controlos apertados em ambientes sociais problemáticos e em que tudo acontece às claras, de onde foge a sete pés, sempre a considerei uma instituição séria e merecedora de respeito. Até hoje. Eu já por mim tento abstrair-me de tudo o que a Polícia não faz e de tudo o que se pela de medo em fazer. Mas perceber que fazem um uso absolutamente errado, ridículo e ofensivo da sua posição de autoridade é uma desilusão e fez-me desacreditar em segundos na entidade de segurança. 
Hoje fui maltratada por um agente, que me gritou enraivecido sem razão, que me chamou "estúpida", que me mandou para o "ca****o" e que me ameaçou de me fazer pagar 500 Euros por desrespeito à autoridade, simplesmente porque deixei o carro descair 5cm enquanto falava comigo e eu pedia desculpa. Eu, que nunca ultrapasso limites, que sou uma condutora consciente e que nunca dei pretexto para o que quer que fosse. Estive a milímetros de ser multada em 500€ e com o bónus de ganhar um cadastro todo pomposo de "desrespeito à autoridade", por ter parado ao sinal e por ter deixado descair o carro. 
Sim, Sr. Agente, eu estava mesmo a preparar-me para me por em fuga. Sim, mesmo ali à sua frente e à dos seus quatro colegas ávidos de multas. E sim, eu sou mesmo estúpida por ainda acreditar que as instituições públicas zelam pelos meus interesses.

Sem comentários: