sexta-feira, 27 de junho de 2014

"Portugal em Direto" - E é nisto que se aposta.

Há um programa na RTP1 chamado "Portugal em Direto", que dá todos os dias por volta das 18h. Basicamente, é um dossiê das notícias regionais mais interessantes e importantes, e poucas delas são alvo de atenção fora desse espaço, pelo que a programa tem uma valência de destaque.

Este programa já foi apresentado pela Dina Aguiar, pessoa que acho simpática, mas forçadíssima e com uma postura jornalística muuuuito questionável. Não bastasse isso, e como é artesã de bijuterias, parecia não raras vezes um palhaço ao estilo Paula Bobone, dada a simplicidade (not!) das peças que envergava. 

Hoje cheguei mais cedo a casa, ligo a RTP1 e vejo a Alberta Marques Fernandes a apresentar o programa. Não sei se é substituição de férias, mas - pensei eu, na minha inocência - tudo deveria ser melhor. ERRADO! É bem pior. O que aconteceu a esta jornalista, de quem eu gostava tanto? Para onde foi a simplicidade e a sempre correta e exemplar postura jornalística? É incrível e merece ser visto. A Alberta Marques Fernandes está muito mais gordinha, mas não com um aspeto cuidado, antes desmazelado e a puxar ao matrona. Faz umas expressões a apresentar as notícias ao estilo Teresa Guilherme, esbugalhando os olhos e gesticulando tudo e mais alguma coisa e fala cheia de altos e baixos. Está totalmente popularucha, tecendo comentários e fazendo chalaças despropositadas. Não bastasse todo esse desconfortável "barulho", é ver em cima da mesa um copo (ok), umas folhas (ok), os óculos dela (menos ok) e um Iphone ali, mesmo ao nível dos nossos olhos e do proeminente volume mamário da jornalista. Ideia de desmazelo - check!
De novo, tudo demasiado mau.

Caraças, o que se anda a passar? Tanta gente "fresca" e "leve" (e não me refiro à idade), com tanta competência e a desejar tanto trabalhar, e a aposta recai sempre nos mesmos! Porque raio é tão frágil "tocar" em certas figuras e pô-las a andar como deveriam ser postas? Isto incomoda-me mesmo, acreditem. É a porcaria do mérito que nunca há de ser devidamente reconhecido neste país. A idade é um posto e mais nada. Não posso com isto!



2 comentários:

Ricardo disse...

Vi o dito programa e também achei mau demais para ser verdade. Fiquei com a pulga atrás da orelha e resolvi investigar se a AMF teria tido qualquer problema médico ou assim e cheguei ao teu blog :)

Joana disse...

Bem, o meu blog aparece nas buscas como descodificador do que se passa com a AMF? Bom saber! Oxalá a visita não tenha sido um mero acaso e alguma coisa que por aqui escrevo te faça ficar por cá mais um pouco, Ricardo! :) Obrigada pela visita!

Bem vindo!